terça-feira, 8 de julho de 2014

Conselhos - give me an advice ;)


"Se conselho fosse bom não se dava, se vendia" "Se conselho fosse bom não era de graça"

 
Já ouviu algumas dessas frases ou algo similar?! Bem-vindo ao clube! O que talvez você não tenha ouvido é que sabedoria de ditado popular não deve ser seguida à risca. Parece besteira, mas é algo tão forte e impregnado em nossa cultura que isso acaba realmente fazendo parte da ideia de muita gente!
 
Por que conselhos? Esse foi o tópico da minha última aula...Como você daria um conselho a alguém? Óbvio que na aula era algo de estrutura da língua inglesa, sentenças, gramática e afins. Mas aqui eu quero falar sobre algo mais profundo.
 
Primeiramente, quem pensa conforme o ditado acima é pobre de espírito. Forte demais? É o que eu penso. Quem muito dá, muito recebe. Não importa o que receba em troca, se receber, e sim o que tem para oferecer para as pessoas que estão ao seu redor. Negar conselho é negar ajuda. E desde quando ajuda não é boa?

"O caminho do néscio é direito em sua opinião; mas quem escuta conselhos é sábio." Provérbios 12:15
 
Não distorça para dar "pitaco" na vida alheia sem ter sido chamado, afinal, cada um atenta para o que quiser. Agora dá conselho quem tem juízo. Pois bem, refletindo sobre isso, sempre com a ajuda de Deus por que quem sou para ser uma sábia - por favor né - chego a seguinte questão: como fazer para que o conselho seja realmente bom e surja efeito na vida de alguém, afinal, seu objetivo é ajudar, acrescentar, certo?
 
O segredo está em ter esse conselho para si próprio. As pessoas tem que ver que esse conselho surge efeito na sua vida para dar credibilidade a ele e confiar em você. Eu não serei creditada em aconselhar alguém a parar de fumar se sou uma fumante. Mas se não fumo e mostro os benefícios que isso me proporciona, a coisa muda de figura....sem contar os ex-viciados que conheço que deixaram de depender de algo para tomaram domínio sobre a situação. Meu conselho ganha sustância.
 
Conselho vazio é que nem saco furado. O entendimento é simples. Eu não posso falar de um Deus que não conheço ou que não vejo em minha vida. Mas talvez você se pergunte, e os conselhos que nada tem a ver com nossa realidade?
 
Bem, nada é neutro, nada é despregado de um determinado contexto. O ser humano é capaz de fazer associações sem ter passado necessariamente por uma determinada experiência. Eu posso aconselhar alguém casada ainda que eu não seja, MAS não sou a mais aconselhada (palavras-chave haha) a fazer isso. Como boa entendedora lhe aconselharei a procurar alguém que possa lhe ajudar mais que eu, pois os conselhos que esta outra pessoa dará estarão ligados as suas experiências e perspectivas de casada.
 
O assunto não é complexo, é bem simples até. Não mande essa de "faça o que eu falo e não o que eu faço". Seja sincero, ajude sempre que puder, com os conselhos até onde possa alcançar. Aqueles que as pessoas veem que você também segue. Tem dado muitos conselhos, mas não tem os aplicado na sua vida? Está na hora de se autoanalisar e seguir algo que você mesmo estipulou...
 
O tempo para isso? Give your time! Esse exercício é para vida toda! E este é o melhor conselho que poderia receber: o de si próprio!
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário